sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Relatório Visita Técnica - Escola Edmea Attab - por Debora de Barros

Relatório de visita técnica

 No dia 20/09/11 fomos à E.E. Profª Edméa Attab, com o objetivo de compreender melhor como se dá o espetáculo Dança em Jogo da Cia Balangandança.

Foi um dia bastante produtivo, pois pela primeira vez pude acompanhar o espetáculo o qual estamos pesquisando.

O espetáculo foi realizado no palco localizado no pátio da escola, para crianças com faixa etária de 8 a 12 anos. A apresentação durou 50 minutos, teve dança, música e utilização de objetos, tudo com improviso.

Durante todo o espetáculo existia uma grande preocupação por parte dos bailarinos em fazer com que as crianças se divertissem e aprendessem através da dança. Desde o início se utilizavam de objetos simples como vassouras, pás de lixo, uma corda e cones de sinalização de trânsito. Começaram com figurinos da cor branca e no decorrer do espetáculo iam introduzindo outras cores. Brincavam de pássaros, carrinho, super-heróis, esconde- esconde e se utilizavam de variadas cores para contar histórias, também improvisadas. Tudo era muito interessante, bonito de se ver, um espetáculo infantil, porém inteligente. Prendeu muito a atenção das crianças, a impressão que tive é que todos realmente estavam encantados com o que viam, pois provavelmente tudo o que aconteceu ali, foi algo novo. Por diversas vezes os bailarinos desciam do palco para interagir com as crianças, e achei interessante que sempre que as crianças começavam a se dispersar, os bailarinos conseguiam contornar a situação interagindo entre si próprios (bailarinos) trazendo a atenção para o espetáculo novamente.

No final, os bailarinos se sentaram no palco e abriram um momento onde as crianças faziam perguntas referente ao espetáculo e a Cia.

Após o encerramento, tivemos a oportunidade de conversar com os bailarinos e diretora da Cia, que fez uma dedicatória no livro que foi doado a Etec de Artes, e se mostrou interessada e aberta para continuar contribuindo com nossa pesquisa.
Ao sairmos da escola, nos reunimos e conversamos sobre tudo o que vimos no espetáculo, surgiram novos conteúdos que vão enriquecer nossa pesquisa tanto na parte prática quanto teórica.

Débora de Barros Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário