terça-feira, 6 de setembro de 2011

Algumas anotações do livro Corpo Vivo - Reeducação do Movimento - de Ivaldo Bertazzo

"... o autor propõe a reconstrução da trajetória do desenvolvimento motor do indivíduo... sugere uma série de exercícios cuidadosamente programados para se contraporem à apatia e ao desinteresse que os adultos costumam ter pelo movimento."
prefácio do livro, por Drauzio Varella


Para Bertazzo, quando o homem crê que seu maior dom é a verticalidade, deveria pensar "que o seu maior inimigo "é" o esquecimento de todas as conquistas que o ajudaram a ficar de pé, levando-o a afundar-se sobre seu próprio peso, achatando-o no solo, desenvolvendo joanetes, varizes, artroses!" De forma jocosa, o autor ressalta o perigo que esse esquecimento pode causar ao corpo e, consequentemente, à vida do homem. Ele fala sobre trabalhos que obrigam o ser humano a ficar sentado por horas, podendo ocasionar hemorróidas, hérnias de disco e prisão de ventre. A posição estática favorece inclusive a dilatação do abdômen. Outras escolhas, como a posição para dormir, levam ao encurtamento do pescoço, trazendo sensação de sufoco, aumentando o risco de engasgo e apneia.


Em um corpo saudável, encontra-se o desenvolvimento motor que começou ainda na vida uterina e após ter sido lançado ao mundo, inicia uma batalha contra a lei da gravidade, tentando evitar seu achatamento no solo.


O corpo apresenta-se como um laboratório de movimentos e, naturalmente, é estimulado à exploração de suas pontencialidades motoras. Muito mais que gestos com objetivos funcionais e mecânicos, o ser humano possui uma possibilidade de movimentação que está ligada ao mundo afetivo e cultural, que permite ligar ações motoras ao mundo imaginário - as representações.


As conquistas do ser humano, sobretudo a tecnologia que aumenta a velocidade de seu deslocamento, favorece e aumenta a distância de suas habilidades motoras levando ao desequilíbrio mecânico. Somente a reconstrução da trajetória de seu desenvolvimento motor apresentaria um caminho positivo para a reconquista motora.


Com base nessas afirmações, Bertazzo traz a Reeducação do Movimento que  busca apresentar um elo entre sistema nervoso central(1) e sistema nervoso periférico(2) através de exercícios que revigorarão a memória do ser humano sobre suas sensações e percepções conquistadas desde os primórdios de seu desenvolvimento.


(1) Sistem Nervoso Central: sistema que recebe, analisa e integra informações. É o local onde, no corpo humano, ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens.
(2) Sistema Nervoso Periférico: tem a função de ligar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo.
fonte: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso3.asp
         http://www.webciencia.com/11_29snp.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário