quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Observação do espetáculo Dança em Jogo da Cia Balagandança realizado dia 28 de maio de 2011 por Taize Santana.


O público se acomoda nos lugares enquanto os bailarinos atores “brincam” no espaço, dentro e fora do palco interagindo com seus movimentos até que todos estejam em seus lugares. O espetáculo “inicia” quando o grupo interage entre eles propondo um jogo. São explorados os espaços, há falas espontâneas e as falas das crianças quando claras também são aproveitadas nas brincadeiras. Em todo o momento existia a comunicação seja pelo olhar, pela fala e pelo movimento. Um exemplo: quando os bailarinos queriam passar para as crianças a informação de que agora era hora de observar alguns deles se faziam de espectadores com um gesto de observação segurando uma luneta imaginária. Quando era hora de fazer silêncio, por exemplo, personificavam este abstrato em uma cena com movimento complementando com a fala (Eu sou o silêncio) com as características necessárias para o reconhecimento pelas crianças dando as qualidades de movimento adequadas.
As mudanças de cena eram feitas por algum estímulo da sonoplastia: ruídos, músicas, instrumentos, apitos e de algum bailarino com uma nova proposta. Houve momentos de dança com brinquedos, rolos de fita adesiva, livros no cenário, instrumentos de sopro pelo palco que em certos momentos eram dispostos para que as crianças manipulassem. As mudanças de figurino aconteceram durante o espetáculo, no começo estavam todos de branco depois cada integrante aos poucos foram trocando as peças por roupas coloridas. Houve contação de pequenas histórias e canto de cantigas. Trabalhavam alguns conceitos como dentro e fora, grande e pequeno, corpo-osso-carne, frio e quente, algumas partes do corpo, números e contagem, meninos e meninas, alimentação, o que é bom e ruim.
Dança em Jogo é um espetáculo de Dança Contemporânea de improvisação do começo ao fim. Não existe uma coreografia, um movimento seguido de contagem. O repertório de movimentos é formado pelas movimentações da infância: correr, pular, rolar, engatinhar, cair, enfim, os movimentos dentro das brincadeiras. As crianças participam do espetáculo seja na fala, na dança no palco e também cantando.

Questões:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Quais são os elementos necessários para a realização do Dança em Jogo?
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->O que pode influenciar positiva e negativamente no espetáculo?
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->De forma é possível educar com a Dança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário