Balangandança: pesquisa sobre a linguagem do movimento da criança
projeto: Balanço de trás para frente.
tríade: oferecer a criança (apreciar), resgatar o lúdico criativo, composição e criação
Projeto Dança em jogo: exercício cênico, improvisação, motivo somático. prêmio Funarte
pele que dá o limite ( toque e limite interno)
livro : corpo na escola- Dionísia Nanni - Dança educação Pré escola à Universidade.
movimentACÕES: atitudes internas
organização: expansão, coluna espinhal, homolateral, contralateral X engatinhar,...
Laban: ações físicas - mecânico
corporais - envolvimento total da pessoa
Por onde seu corpo passou na infância? Do que e como as crianças brincam hoje?
repertório individual do movimento (Serra)
o professor deve contar com a experiência do sujeito(La rosa) - vivenciar
escola da Dafne: Escola VIVA - Atelier arte e expressão para crianças e adultos
Metodologia triangular de Ana Mae Barbosa
Isabel Marques - Instituto Caleidos
corpo - arte - corpo
corpo - dança - corpo
banco de imagens de corpos: como expressam as diferenças? quais são as diferenças? o que se faz com essas diferenças?
trabalho - diálogo - convivência
Langeveld: “ A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo.”
pensar o corpo em iteração com o mundo
papel da arte: socialmente construído, historicamente produzido (constituição social e produção histórica)
reflexão: o quanto esse corpo é essa passagem-- pensando nos transitos, fluxos, atravessamentos. O CORPO TRÁZ ISSO. como eu educador lido com isso.
RECONHECER este corpo como fluxo, corpo em transformação
corpo: lúdico, relacional, crítico, cidadão
capacidade de brincar: DESCUBRA sua ludicidade adulta
ESTAR COM: criar vínculos entre as pessoas
Brincadeiras: possibilidades de DESCOBERTAS, rever as possibilidades do corpo
DANÇAR com o corpo que sou.
ESCOLHER: como ser crítico com meu corpo. o que seu corpo responde, meu corpo escolhe?
como é ser crítico no mundo? participar
corpo AMPLIANDO as relações de linguagem para que ele possa fazer suas escolhas.
BRINCAR: criar, recriar, transformar
ESTAR COM: olhar, perceber, transcender
ESCOLHER: construir, “historicizar”
PARTICIPAR: dialogar
relacionar: formar redes, conectar, articular
Nenhum comentário:
Postar um comentário