domingo, 18 de setembro de 2011

A DANÇA EM CONTEXTOS INTERATIVOS: UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS NA DANÇA CONTEMPORÂNEA PELA REFLEXÃO DO “DANÇA EM JOGO”

Tema:
Quais os elementos que compõem uma dança educativa?

Justificativa:
A relação entre Dança e Educação tem sido objeto de pesquisas para o campo do conhecimento, bem como a produção artística interativa um instrumento educativo nas obras contemporâneas. É nessa perspectiva que se insere a significação desta proposta de estudo, que busca contribuir para compreensão de como o diálogo dança educação se desenvolve nos processos do fazer artístico. Por meio do objeto de estudo, a montagem “Dança em Jogo”, buscamos traçar associações entre dança e educação, em seus elementos, utilizando estes como deflagradores para reflexão em nossos conhecimentos sobre dança contemporânea.
A escolha da montagem “Dança em Jogo” da Balagandança Cia., surgiu pelo fato do grupo unificar arte e educação, desenvolvendo uma linguagem de dança contemporânea dirigida às crianças, respeitando-as como espectadores criativos e participativos. Sua relevância está justamente no acesso e inclusão dos espectadores em seus espetáculos, proporcionando uma experiência significativa nos sujeitos envolvidos. Esse enfoque poderá proporcionar um conhecimento mais aprofundado de alguns conceitos de dança contemporânea, métodos e técnicas que são referenciais na Balagandança Cia. e que estão presentes no “Dança em jogo”. 

Objetivos Gerais:
·        Compreender os elementos que compõem a construção da montagem “Dança em Jogo” da Balangandança Cia., tendo em vista a pesquisa, concepção, produção e realização do espetáculo, considerando as relações entre bailarinos-intérpretes e espectadores.

·         Estabelecer contextos reflexivos os quais proporcionem oportunidades de desvelar uma nova experiência estética.


Objetivos específicos:
·         Compreender como a linguagem corporal transmite informações e as relações que se estabelecem com as mais variadas linguagens, em especial a do corpo.
·         Identificar o potencial do corpo e sua ação num tempo e espaço determinados, onde se estabelece relações das mais diferentes ordens.
·         Investigar o processo de criação da composição coreográfica da montagem “Dança em Jogo”.
·         Compreender a aplicação de concepções sobre dança educação na produção artística.
·         Detectar como os conceitos da Abordagem Triangular que são abordados na / pela Balagandança Cia.
·         Representar os resultados da reflexão na forma de uma composição coreográfica, buscando a qualidade de movimento estudada durante o curso e as concepções levantadas durante a pesquisa, reconhecendo a dança como conhecimento, experiência estética e expressão.

Metodologia:
            Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com trabalhos de campo e teórico, diretamente relacionados com objetivo de desenvolver uma interpretação acerca do conhecimento em dança contemporânea atual, privilegiando a concepção de uma dança educativa.
            A investigação é constituída por duas vertentes; a primeira contendo as descrições do objeto de estudo, a montagem “Dança em Jogo”, com observação e análise das características levantadas na Companhia, compreendendo o trabalho artístico nos seguintes aspectos:

·         Descrição dos temas e dos elementos da montagem “Dança em Jogo”.
·         Análise dos elementos de construção com referencial teórico e atenção para as escolhas realizadas pelos artistas para compor o “Dança em Jogo”.
·         Interpretação da montagem coreográfica. Reflexão acerca dos possíveis significados do “Dança em Jogo” no que tange a dança educativa.
·         Avaliação da experiência de observação e análise crítica. Registro do valor dado à montagem enquanto arte educativa.
A segunda vertente consiste na produção de significados por meio da parte prática do trabalho, pela qual as integrantes da pesquisa construirão, de forma compartilhada, um objeto de arte que expresse suas reflexões sobre dança educativa. Nessa parte do trabalho serão apontadas as possibilidades que propiciam o desenvolvimento da experiência estética, considerando as impressões individuais e, a partir desses significados, a construção de outros que expressem as singularidades das participantes dessa produção acadêmica.
Assim, espera-se que este presente projeto seja compreendido não apenas por descrever os elementos de uma produção artística dentro do contexto dança educação, mas pelo desafio de entender e experimentar a abordagem teórica do ensino de arte - a Abordagem Triangular, na construção de nossos conhecimentos sobre a dança contemporânea.

Um comentário:

  1. É meninas, acho que o trabalho de vocês sai direto daqui.
    Os textos estão muito bons e profundamente reflexivo. Agora com as vivencias junto a cia e tendo o livro pra consulta bem perto de vocês o trabalho vai ser muito redondinho.
    Vi as ideias pro trabalho prático também, são reflexivas e tem muitas possibilidades pra escolher um caminho, esta tudo muito coerente!!!
    O trabalho de vocês está MUITO BOM!!!!! continuem!

    ResponderExcluir